O conceito biológico de espécie diz que os organismos pertencem à mesma espécie se seu cruzamento produzir descendentes viáveis e férteis, diferente de híbridos como o caso dos burros e mulas (híbrido de égua com jumento) que são inférteis [imagem 1].
Deste modo, o mecanismo de formação de novas espécies é chamado de especiação. A especiação ocorre quando grupos dentro de uma espécie se tornam reprodutivamente isolados e acabam divergindo, os dois tipos principais de mecanismos de especiação são:
Especiação alopátrica - grupos de uma população ancestral evoluem em diferentes espécies devido a um período de separação geográfica.
- Especiação simpátrica - grupos de uma mesma população ancestral evoluem em diferentes espécies sem que haja uma separação geográfica, geralmente por barreira reprodutiva ou comportamental.
Assim, dentre as barreiras reprodutivas, podemos diferenciá-las em barreiras pré-zigóticas (antes da fecundação) e pós-zigóticas (após a fecundação), o que favorece a produção de uma prole viável e fértil. (nota: zigoto é o nome dado a célula formada pela junção dos gametas [células sexuais] paternos).
Exercícios (copie e responda no caderno)
1) Um grupo de cientistas estudou aranhas Tetragnatha na ilha do Havaí. Um grande fluxo de lava dividiu o habitat florestal das aranhas em dois. Consequentemente, duas populações de aranhas Tetragnatha ficaram isoladas dos dois lados da lava endurecida. Com base no texto, justifique qual mecanismo é responsável pela especiação entre estas populações.
2) Duas espécies de salamandras do gênero Ensatina que ocorrem juntas nas encostas da Califórnia podem acasalar e formar híbridos, mas a maioria dos híbridos morre antes de alcançar a maturidade. Qual o tipo de isolamento reprodutivo ocorre neste caso?
3) Complete: A especiação simpátrica acontece quando a população não é separada ___________. Na verdade, o grupo fica vivendo no mesmo território, mas não há ___________ entre os indivíduos. Geralmente, alguma modificação genética inicial impede a __________ e, pouco a pouco, uma ou mais espécies novas surgem naquela região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário