quarta-feira, 5 de abril de 2023

(EF09CI03) ESTRUTURA DA MATÉRIA: LIGAÇÕES QUÍMICAS

 As ligações químicas nada mais são do que as interações entre átomos em relação ao compartilhamento ou doação de elétrons, sendo deste modo uma interação eletromagnética. São três os tipos de ligações: 1. covalente, 2. iônica, 3. metálica.

TEORIA DO OCTETO

Embora haja muitas exceções a Teoria do Octeto, ela é valida para a maioria dos compostos encontrados na natureza, então é importante conhece-la como uma noção inicial das ligações químicas:

"um grande número de átomos atinge a estabilidade eletrônica quando possui oito elétrons na camada mais externa"

Esta aplicação é mais associadas aos elementos representativos (Família A), enquanto que nos elementos de transição (Família B) há varias exceções.

Imagem 1. Tabela periódica dividida em grupos/famílias.

Tendo esta noção inicial, iremos agora entender os tipos de ligação. Inicialmente podemos considerar elementos que estão próximos de completar os oito elétrons na camada de valência (camada mais externa da eletrosfera), neste caso a ligação é feita pelo compartilhamento de elétrons em pares.

LIGAÇÕES QUÍMICAS

As ligações químicas nada mais são do que as interações entre átomos em relação ao compartilhamento ou doação de elétrons, sendo deste modo uma interação eletromagnética. São três os tipos de ligações: 1. covalente, 2. iônica, 3. metálica.

1. LIGAÇÃO COVALENTE

Tendo esta noção inicial, iremos agora entender os tipos de ligação. Podemos considerar elementos que estão próximos de completar os oito elétrons na camada de valência (camada mais externa da eletrosfera), neste caso a ligação é feita pelo compartilhamento de elétrons em pares. Para representar as moléculas, colocamos a sigla do elemento e os elétrons da ultima camada são representados por círculos ao redor chamado de diagrama de Lewis. 

Um bom exemplo é o Dióxido de carbono que é composto por 2 átomos de Oxigênio e 1 de Carbono. O Oxigênio possui 6 elétrons e o Carbono 4 elétrons na ultima camada, precisando respectivamente de 2 e 4 elétrons para completar as camadas de valência. Assim, um Oxigênio Um bom exemplo é o Dióxido de carbono que é composto por 2 átomos de Oxigênio e 1 de Carbono.

Imagem 2. Molécula de dióxido de carbono (autoral).



Conforme o diagrama, os elétrons emparelhados passam a ser compartilhados pelos átomos como demonstram os traços.

2. LIGAÇÃO IÔNICA

Este tipo de ligação é constituída por átomos com cargas, isto é, por íons. No caso da perda de elétrons (cátions) passa a ser positivo ou pelo aumento de elétrons (ânions) se tornam negativos. Neste caso, geralmente os ânions são metais das famílias 1A a 3A , enquanto os átomos propensos a receber são das famílias 5A a 7A.

A ligação iônica ocorre a transferência definitiva de elétrons, mesmo que os átomos se separem, continuam com sua configuração nova eletricamente mais estável do que a elementar. Assim, geralmente são compostos formados por metais e não metais.

Alguns sais possuem esta ligação como o sal de cozinha (cloreto de sódio) formado por cloro (Cl  - Clorum | latim) e sódio (Na - Natrium | latim)
Imagem 3. Cloreto de Sódio (autoral).

e o iodeto de potássio que também é presente em pequena quantidade no sal que consumimos, formado por iodo (I - Iodum | latim) e potássio (K - Kalium)

Imagem 3. Iodeto de potássio (autoral).

3. LIGAÇÃO METÁLICA


CONSERVAÇÃO DE MASSA

É atribuído ao químico Lavoisier o principio da conservação de matéria, que pode ser expressa atualmente como:

"A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação"

BIBLIOGRAFIA


UBERCO, J.; SALVADOR, E. Química. Volume único. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LISTA 1 - EDUCAVEST - CIÊNCIAS (25/04/2025)

  LISTA 1 - PROVA PARA INGRESSO ETEC 2025 QUESTÕES 12 A 15 (QUÍMICA/BIOLOGIA/INTERDISCIPLINAR) FOCO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, IMAGENS E ESQU...