segunda-feira, 27 de março de 2023

(EF09CI03) Estrutura da matéria: conhecer a constituição do átomo

Parafraseando o físico ganhador do Premio Nobel Richard Feynman "Se você acha que entendeu alguma coisa da física quântica, é porque você não entendeu nada", essa frase exemplifica a dificuldade em compreendermos o universo quântico, isto é, a nível atômico. Esse tamanho é equivalente a dividir um milimetro em 10 bilhões de partes, caso queira saber mais sobre escalas veja o vídeo aqui. Além disso, ocorrem muitos fenômenos que aparentemente não podemos observar de forma direta, mas ao longo da história humana tentamos entender.

UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICO-FILOSÓFICA

Uma filosofia de origem chinesa que tenta explicar como a matéria esta organizada é chamada de Wu Xing (Wu – “cinco” e Xing – “andar”) relaciona um conjunto de interações entre cinco elementos naturais. De acordo com a teoria, fogo, terra, metal, água e madeira são fases de transformação que ocorrem em todos os fenômenos químicos, físicos, biológicos ou psicológicos. Esta filosofia tem alguns ciclos, entre eles dois correspondem a geração e inibição. 

No ciclo da geração a madeira alimenta o fogo; o fogo, com suas cinzas, produz terra; a terra reúne o metal; o metal que compõe as montanhas que produz a água que desce; a água dá vida à madeira. Já para o de inibição a madeira nutre a terra; a terra retém a água, a água apaga o fogo; o fogo funde o metal; o metal corta a madeira.

A filosofia Wu Xing possui diferenciações, mas também algumas semelhanças com a visão grega de quatro elementos considerados raízes de todas as coisas e relacionadas aos deuses gregos: Zeus (fogo), Hera (ar), Aidoneus ou Hades (terra) e Perséfone (água).

Alguns filósofos gregos são conhecidos como atomistas, sendo dois deles como inspiradores para a visão moderna de átomo, Leucipo e Demócrito (Séc. V - IV a.C.). Ambos defendiam a perspectiva de que toda a matéria seria feita de partículas minusculas eternas e indivisíveis, por isso o nome átomo (significado: a = não; tomo = parte). Estas partículas determinam a origem e degradação de todos os seres vivos.

Como visto anteriormente, essa divisão em elementos corresponde ao que hoje chamamos de estados físicos da matéria, em que a terra/madeira seriam equivalentes ao sólido, água ao liquido, ar.

MODELOS ATÔMICOS MODERNOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LISTA 1 - EDUCAVEST - CIÊNCIAS (25/04/2025)

  LISTA 1 - PROVA PARA INGRESSO ETEC 2025 QUESTÕES 12 A 15 (QUÍMICA/BIOLOGIA/INTERDISCIPLINAR) FOCO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, IMAGENS E ESQU...