ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Para compreender o que são os estados físicos da matéria podemos partir de exemplos simples, isto é, comuns em nosso cotidiano e investigar quais são as semelhanças e mudanças quando observamos em diversos tipos de materiais.
Fonte: static.biologianet.com
Tomaremos como exemplo os estados físicos da água. Se observarmos a transição do gelo para estado líquido o que gera essa mudança é o aumento de energia nas moléculas de água (H2O), o que gera um distanciamento entre as moléculas e explica propriedades do gelo (sólido) e água (líquido).
Assim, observamos também que há uma mudança de temperatura na água depois que o gelo derrete ou quando a água evapora. A temperatura nada mais é do que energia armazenada nas moléculas em forma de movimento, isto é, o seu grau de agitação.
Nos sólidos o volume e a forma são definidos. Enquanto que nos líquidos a forma é indefinida, mas sim fluida e o volume do liquido é praticamente invariável, sendo ambas as características que tornam possíveis os sistemas hidráulicos.
Já no caso dos gases a interação entre as moléculas é bastante reduzida e estão bem distantes umas das outras, o que torna possível seu livre movimento. Diferente dos líquidos, que possuem volume definido, os gases não possuem volume especifico. Assim, os gases podem ser comprimidos e expandidos fáceis e não possuem forma definida, sendo chamados de fluidos também.
Atividade proposta
a) Faça uma tabela que represente os estados físicos da matéria, destacando se volume e forma são fixos ou não em cada um dos casos.
b) Como podemos definir Temperatura?
c) Qual a diferença entre a água líquida e o vapor?
d) O que causa o derretimento do gelo?
e) O que os estados da água líquida e do gelo têm em comum?
TRANSFORMAÇÕES DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Quando tratamos dos estados físicos da matéria, também devemos ter em mente que os processos de transformações de um para o outro tem características próprias que levam em conta duas variáveis importantes: a temperatura e a pressão.
Já abordamos o conceito de temperatura, então resta entendermos o que é a pressão. Quando tratamos o conceito de pressão (P), devemos compreender que ele nada mais é do que a força (F) sobre uma área (A), em que a formula é P = F/A. Mas quando vamos interpretar o que ocorre no nível microscópico, devemos considerar que pressão é medida pela colisão entre as moléculas.
No interior do material fluído podemos medir a colisão destas moléculas ou ainda, a colisão destas moléculas com a parede do recipiente que as armazena. Dois exemplos é a pressão atmosférica, que varia ao longo da altitude que estamos em relação ao nível do mar, e pressão no mar, que aumenta em média 1 pressão atmosférica a cada 10 metros de profundidade.
Fonte: todamateria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário