O que é nível de organização dos seres vivos?
É uma forma de resumir a relação de construção dos organismos e ambientes necessários para a vida. Poderíamos partir de um âmbito ainda menor, mas começamos a pensar esses níveis pelos Átomos, que são como blocos construtores de todo material que conhecemos em nosso cotidiano.
1. Átomos - considerados como estruturas básicas da matéria micro e macroscópica, sendo formado por partículas elementares (elétrons) na eletrosfera e partículas compostas por quarks (prótons e nêutrons) no núcleo.
2. Molécula - estrutura feitas por uma ou mais ligações entre átomos.
3. Organela - uma estrutura funcional no interior das celulas que pode ou não conter membranas, é formada por um grupo de moléculas.
4. Célula - a unidade básica da vida, composta por uma uma membrana que a separa do ambiente externo, uma gelatina interna chamada de citoplasma e material genético (DNA ou RNA), além das organelas que atuam no processo bioquímico chamado de metabolismo de acordo com o tipo de célula.
5. Tecido - formado por um grupo de células semelhantes que desempenham o mesmo papel e estão interligadas entre si.
6. Órgão - é um conjunto de tecidos que faz uma ou mais funções específicas de modo a garantir o funcionamento adequado do ser vivo.
7. Sistema - agrupamento de órgãos relacionados à execução de uma tarefa no organismo.
8. Organismo - a unidade independente que é capaz de realizar os processos vitais do metabolismo, tornando possível que ocorra a sobrevivência e a reprodução de indivíduos semelhantes. Existem organismos com uma ou muitas células.
9. População - Organismos de uma mesma espécie que habitam uma localidade comum.
10. Comunidade - Organismos de diversas espécies que habitam uma localidade comum.
11. Ecossistema - constituído pela comunidade de seres vivos e o meio não vivo (abiótico), como solo, água, ar e nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário