domingo, 31 de julho de 2022

[CIEN - 7 ano] Os biomas de São Paulo

Revisão sobre Biomas

    Como visto em aula, há seis biomas principais no Brasil: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Trataremos de dois biomas que daremos mais foco, pois são os biomas presentes no nosso estado. 

    Alguns conceitos devem ser relembrados, como a questão da sazonalidade (ciclos de seca/chuvas) que marca a seca da Caatinga, Cerrado e Pantanal, assim como momentos de maior pluviosidade (chuva) no Cerrado e no Pantanal, que inclusive gera as áreas de alagamento tão características do Pantanal. 

    Assim como a hidrografia e relevo dos Biomas que gera ligações entre os Biomas, como grande parte das nascentes surge do Cerrado e se ramifica em bacias hidrográficas por diversas regiões do Brasil. 

    Deste modo, o clima e a localização geográfica de cada um dos Biomas também são cruciais para caracterizar cada um deles, como ocorre no Pampa, que pode atingir as menores temperaturas devido estar no extremo Sul do país. Outro Bioma localizado em um lugar que o caracteriza muito é a Mata Atlântica que recebe continuamente a umidade do Oceano Atlântico.

Viagem de Campo e algumas observações

    Durante minha graduação, realizei algumas viagens de campo no estado de são paulo que foram da região litorânea até a Serra da Mantiqueira. Irei trazer algumas imagens e observações que coletei com minha turma ao longo de uma destas viagens realizadas em 2016.

    Nosso percurso pode ser visto de forma resumida pelo esquema abaixo.


1. A Mata Atlântica

1.1. A Restinga

    O ecossistema da restinga faz parte da Mata Atlântica em São Paulo, é composta por áreas de planície litorânea que sofrem grande influência do mar. Diferente dos ambientes com solo, o substrato deste ambiente é arenoso/sedimento, isto é, está desagregado e pobre em nutrientes. 
    As plantas da restinga são caracterizadas pela alta adaptação ao ambiente salino e são rasteiras na região mais próxima ao mar. Esta vegetação que chega na região da praia se chama de vegetação pioneira, criando condições melhores para o avanço posterior da mata.
    Os animais característicos deste ambiente são principalmente crustáceos e insetos, tendo tamanhos que variam de centímetros à escala microscópica, além de protozoários como os foraminíferos que deixam vestígios de conchas extremamente pequenas menores que um grão de areia.



2. O Cerrado

    Em construção.




[TEC - 8 ano] Arduíno - primeiro passo (piscar LED)

 

O que é Arduíno?

    O Arduíno é a junção de uma plataforma Open Source e Hardware Livre para criação de protótipos. Em nossas aulas iremos estudar o passo-a-passo para o manuseio do dispositivo físico (hardware) e a escrita dos comandos no Arduíno IDE, que é baseada nas linguagens de programação C e C++ (pesquise mais em: www.arduino.cc).

Principais partes da placa

    As partes do Arduíno (placa azul) podem ser observadas na imagem abaixo do protótipo. Acima está o botão "reset" para reiniciar o programa, o Conector USB tipo B para liga-lo ao computador e os pinos de entrada digital (só podem ter tensões de 0 ou 5 Volts). 

    Abaixo estão a entrada para fonte de alimentação, o Power que fornece energia direta aos componentes e as entradas analógicas, usadas para variação de tensões entre 0V e 5V. Também podemos ver um grande retângulo representando chip do microcontrolador, responsável por controlar todos processamentos e informações do Arduíno.





Como montar o protótipo?

    O esquema acima ilustra um exemplo de prototipagem simples com um LED, a placa branca é chamada de "protoboard", que facilita ligações de varias entradas em uma mesma coluna. 

    O LED tem um sentido único de ligar: a perna dobrada (maior) deve ser ligada ao polo positivo e a outra (menor) ao polo negativo. Nas entradas do Arduíno, o negativo é representado por GND (ground - significa Terra). 

    Além disso,  é  necessário adicionar um resistor (no nosso projeto será de 220 Ohms) para diminuir a corrente elétrica e não queimar o LED. O resistor pode estar ligado tanto ao positivo ou negativo do LED, pois estarão ligados em série.

Como escrever os comandos?

    Após abrir o programa Arduíno IDE, escreveremos um comando para nomeia nossa variável, nomeado de "int". Assim, facilitará na hora de ler e corrigir possíveis erros e organizar projetos maiores. Como usamos a porta digital 2 em nosso projeto, iremos escrever:

            int LED = 2;

Não esqueça que sempre deve terminar um comando em ";".

    Para as configurações iniciais iremos usar o ambiente "void setup", semelhante a parte dos ingredientes de uma receita de bolo. Neste caso, iremos escrever que o LED é uma saída de informação (OUTPUT). Ficará da seguinte forma:

            void setup() {

                pinMode(LED,OUTPUT); 

            }

Lembre-se sempre que um comando é iniciado e terminado sempre em "{" e "}". 

    A próxima parte do nosso programa será como o modo de preparo do bolo, ou seja, como queremos que o LED funcione. Para isso iniciaremos o comando "void loop", usado para um comando seguir um ciclo (loop). Na escrita dos dados pelo programa (digitalWrite) o HIGH (alto) significa ligado e desligado é LOW (baixo). Cabe lembrar que o atraso (delay) é dado em milissegundos, ou seja,  o valor 1000 representa 1 segundo apenas.

        void loop() {

            digitalWrite(LED, HIGH);

                delay(1000);

            digitalWrite(LED,LOW);

                delay(1000);

        }

Comando finalizado

    A imagem à seguir mostra como o programa fica escrito, acima possui alguns botões para verificar se há erros, exportar o arquivo para o arduino, abrir novo projeto e salvar o documento criado. Na parte em preto estão as informações após processar os comandos.

Atividade 1

a) Para que serve o Arduíno?

b) Escreva o nome das principais partes do Arduíno ilustrado no protótipo.

c) Qual a diferença entre entrada digital e analógica?

d) Qual a entrada positiva e a negativa do LED?

e) O resistor deve ser ligado à entrada positiva ou negativa do LED?

f) converta os valores a seguir em milissegundos.

    1) 10 segundos = ___________ milissegundos

    2) 0,5 segundos = ___________ milissegundos

    3) 1 minuto = ___________ milissegundos

    4) 0,010 segundos = ___________ milissegundos

[extra] Faça um modelo do protótipo de LED piscando em meio segundo, caso queira testar o protótipo entre pelo site: www.tinkercad.com.

LISTA 1 - EDUCAVEST - CIÊNCIAS (25/04/2025)

  LISTA 1 - PROVA PARA INGRESSO ETEC 2025 QUESTÕES 12 A 15 (QUÍMICA/BIOLOGIA/INTERDISCIPLINAR) FOCO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, IMAGENS E ESQU...